Ouvir
09/01/2020

H5P Nativo Moodle? Muita Calma neste momento!

Sobre a integração do H5P com a versão 3.8 do Moodle
Muita calma neste momento!


Eu estou feliz ???? e triste ☹ com a integração do H5P com o Moodle! e posso te garantir que não é dupla personalidade! (risos).Sei que é o sonho de consumo de qualquer professor utilizar o H5P integrado, ao Moodle, criar atividades, daquelas que fazem “brilhar os olhos, de deixar a “gente feliz”! E estávamos caminhando para isso, pois até agora a quantidade de recursos oferecidos pelo H5P foram magníficos, de fácil utilização e alguns detalhes que podem ser melhorados. Agora, realmente ficamos confusos com uma pitada de curiosidade.
Amigavelmente, precisamos lembrar e aceitar que as novas integrações ou novas soluções precisam de um   tempo para “amadurecer” e corrigir possíveis falhas (releses). Por este motivo, devemos comunicar tudo que acontece e tudo que não acontece nas comunidades e nos eventos do Moodlemoot Brasil.


Vamos lá! 
Até hoje o H5P foi utilizado com sucesso até o 3.7, na verdade nos últmos12 meses com mais intensidade e mais qualidade, muitos recursos novos, em HTML lindos e maravilhosos, estamos muito felizes em nos livrar dos Scorms os “pacotes”, complicados para atualizar ou para arrumar qualquer erro de escrita etc.


Então estamos apaixonados  pelo H5P!
Ele é intuitivo, limpo e promove a autonomia dos professores para a criação de objetos de aprendizagem.
Começamos a utilizar, de verdade, o H5P em 2017  e com uma oficina em 2018 ,aqui no Brasil, durante este tempo o plugin melhorou muito e o mais importante, entregou  “autonomia” para nossas criações, de um forma “livre”, “open” , o que é interessante pois quem trabalha com o MOODLE gosta muito de trabalhar com recursos livres e acredito que o  Moodle tem tanto sucesso por esse detalhe “open” do jeito de ser.
A integração do H5P com o Moodle 3.8, fez nossos corações baterem mais forte em 2019 com muitas expectativas para 2020 e como e qualquer paixão temos a tendência de ignorar os “problemas” e superar em nome da paixão. Só que a paixão passa e ficam os problemas... 

Os problemas devem ser falados e se der para resolver seguimos se não der procuramos outras opções, melhores ou novos caminhos para atender os nossos clientes ou os nossos alunos.


Então temos um desafio bem complexo! Ok? 
Precisamos de muita atenção agora, para que mais tarde não tenhamos problemas de entregas.
Eu particularmente não gosto de me sentir presa a um plugin, um app ou presa a um software, presa no sentido de insegurança, no sentido de mensalidades altas, no sentido de o software foi descontinuado e agora o que fazer? Ou então de início liberam a versão “free” bem limitada e depois já apresentam a versão paga, ah ok, até aí tudo bem, acho justo pagar, o problema é quando ficamos presos com valores altíssimos que com certeza nossos clientes não vão querer bancar. E nessa loucura e devaneios eu me perguntei:

Será que vai acontecer isso com o H5P?
Respondendo à pergunta, eu acredito que não pois até agora o H5P demonstrou maturidade e bagagem para se manter no mercado da educação híbrida. E acredito que ainda tem muito para oferecer e entregar.
Caso aconteça o contrário, seria uma grande decepção, daquelas de chorar um mês todo. 
Pois até agora, está tudo ótimo. De coração, espero que a intenção do H5P seja de gerar mais autonomia e não de nos prender.
Sou apaixonada pelo H5P, mas já começo a ter alguns questionamentos.


Agora vamos falar sobre Integração MOODLE + H5P, para me localizar eu chamo de H5P Atto (o da integração) e H5P Plugin o que estávamos instalando direto  no moodle).
No momento a proposta de integração está bem confusa, não faz muito sentido, tenho o sentimento que precisamos amadurecer muito essa integração, pois o o que o H5P entrega com o H5P Plugin tem um nível maior de complexidade e qualidade...
Precisamos reportar todas as nossas necessidades e nossas dificuldades para que a equipe técnica do H5P, desta forma podem acelerar o processo de melhorias o mais breve possível, de preferência já na próxima versão.
O problema é o seguinte: Já temos muitos clientes usando o H5P “redondinho” no MOODLE 3.7 e agora? Atualizamos? Subimos o “pacote” para a versão 3.8? Bem... fizemos os testes na versão 3.7 da Todraw e na versão 3.8  http://todraw.com.br/38


O que fizemos? Como? E o que aconteceu?
Instalamos um MOODLE 3.8, e ele, o H5P Atto, veio “lindamente” no “Atto”, bem ali no final da primeira linha, prontinho para ser utilizado.

Observe que é no editor Atto, caso você esteja utilizando o editor TinyMCE não vai aparecer, tem que voltar para o Atto, até que eles (h5p.org) façam a inclusão do H5P no TinyMCE..Como eu já tinha alguns pacotes de H5P prontos e guardados, subi sem problemas, abre direitinho, bonito.

Pronto! Vai no ícone do H5P, incorpora o código do H5P, ou utiliza URL ou “sobe” (upload) o “pacote”. Fácil e rápido.

Carrega e pronto. Lá está o objeto de aprendizagem, foi neste exato momento que lembrei dos SCORMS da vida... e a paixão acabou!
Então vamos testar e ver a que ponto estamos?
H5P Atto

Por exemplo: Preciso editar o objeto de aprendizagem que eu subi no H5P Atto, pois mudou uma lei de regulamentação e tem que ser atualizada no conteúdo.
Então vou em editar e encontro a seguinte situação:

E é isso que eu tenho...

Testei todas as possibilidades de atividades e recursos e são iguais para o uso do H5P Atto.
Utilizando o H5P Plugin, é diferente:

Vamos em editar e lá estão os conteúdos e todas as possibilidades de edições.
Então a situação número 01 é:
Você vai construir onde o seu objeto? Online no h5p.org? 

Instalamos o plugin do H5P no 3.8, da mesma forma que estávamos fazendo até o 3.7 que aparece lá em” inserir atividades ou recursos”. Até  o momento está funcionando adequadamente, sem problemas. 
Resumindo, não estou subindo pelo H5P Atto, demora mais o trabalho e não facilita as “arrumações” que sempre existem e sempre existirão.


Então a situação número 02 é:
O H5P Plugin será descontinuado ou será mantido? Vamos manter as duas formas?  Não sabemos ainda... 

Para a equipe de desenvolvimento https://docs.moodle.org/dev/H5P”, publicado no moodle.org o principal problemas é:

 “Há um sério problema de segurança com relação às qualificações que não podemos resolver no Moodle, portanto, teríamos um atividade com reivindicações não confiáveis” 
        
Sugestões até agora:
Se você já está utilizando o moodle 3.8 ou instalou direto o 3.8:

Incorpore ou suba seu objeto de aprendizagem , só lembre que você precisa construir o  conteúdo no https://h5p.org/  ou você instala o H5P Plugin que ainda está disponível no https://moodle.org/plugins/mod_hvp e continua tudo igual, por enquanto. Não existe a obrigação de usar ele no H5P Atto.


Vai atualizar o seu Moodle para o 3.8:


Opa, opa, opa... ATENÇÃO!
Caso você esteja utilizando o  Editor TinyMCE, volte e habilite  o Atto até que o H5P seja disponibilizado para o “Tiny” (acho que esqueceram deste detalhe...).
Certifique-se também que um profissional especializado realize a atualização do seu ambiente para que não tenha problemas com permissões de pasta ou incompatibilidades. A atualização feita de maneira inadequada pode corromper o diretório (pasta) moodledata e com isto a perda de dados do seu ambiente e muita dor de cabeça.


Ainda no https://docs.moodle.org/dev/H5P :
O que podemos fazer no H5P com a integração, o que mudou?

1.    Adicionar o conteúdo H5P diretamente da interface Atto;
2.    Adicionar o conteúdo H5P em todos os lugares como conteúdo; 
3.    Baixar conteúdo do H5P (botões selecionáveis para isso);
4.    Acessar o conteúdo do H5P offline usando o aplicativo Moodle;
5.    Restringir o tamanho do arquivo ao fazer upload de conteúdo H5P.


Então... fiquem atentos, façam os testes e comuniquem os resultados. Não sabemos ao certo o que vai acontecer.
Bem! Penso que de momento seria isso, vamos aguardar as novidades no decorrer do trabalho, de fato, hoje meu artigo saiu bem romântico, talvez piegas :) o mês de janeiro me deixa assim!

Esperamos ter contribuido para o seu trabalho!
Sill Pontes e Gilney Carvalho

 

Sobre o Autor

A Todraw nasceu com a missão de criar novos caminhos para educação utilizando as tecnologias, proporcionando desta forma o desenvolvimento humano. Foi fundada e fundamentada em conceitos pedagógicosno no uso de tecnologias  no ensino hibrido e avançado, com a intenção de catalisar pontos estratégicos do Design Sprint, do Design Thinking e do Design Educacional mapeando experiências em ambientes virtuais de aprendizagem utilizando a sala de aula invertida e xAPI, A Todraw deseja ser uma agente multiplicadora de ideias e produtos, otimizando o tempo e a energia de todos os colaboradores e desta forma alcançar o sucesso coletivo, evitando erros que já foram cometidos, descritos e superados.