15/07/2019

Moove no Moodle - #01 o melhor!

As mais belas criações para o Moodle!

#01 - Moove

Me perdoem, mas beleza é fundamental. Aqui estou, novamente divagando entre as coisas belas do mundo, gosto muito de parafrasear Vinicius de Moraes, que sempre me deixa feliz.

Recentemente, li um artigo escrito por Cristian T. Duque da Lmspulse.

https://www.lmspulse.com/2019/best-moodle-themes-summer-cut/ 

Ele escreveu sobre os MELHORES TEMAS LIVRES PARA O MOODLE,  e não foi surpresa, que o tema Moove do Willian Mano, foi o #01 a cereja do bolo, ou ouro sobre o azul e daí eu pergunto:

Ele é o melhor tema porque é livre ou ele é livre porque é o melhor tema?

A imagem abaixo é a tela de cursos de um Moodle utilizando o tema Moove.

É claro que o desenho instrucional e gráfico, na criação dos cursos, faz muita diferença no resultado final, o fato é que  nenhum dos temas é tão “livre” para isso quanto o Moove .

Moove é intuitivo, simples, atual e estável, precisa mais? Muitos dizem que essa combinação é bruxaria, mas eu sei que não, em 5 minutos de conversa com o Willian Mano, você logo descobre que o “cara” é do bem.

Nada de Bruxaria, é só tecnologia!

Quem é Willian Mano?

Willian Mano nasceu em São Luis no Maranhão em 1988, colou grau em março deste ano em Engenharia da Computação e treina Jiu Jitsu com muita dedicação !

E para a nossa felicidade, dizem que o Maranhão, onde ele nasceu, é lindo, maravilhoso com muitas belezas naturais, é isso o que vamos conferir no próximo Moodlemoot, sim! #mootBR19,  será na Universidade do Maranhão, o evento acontece nos dias 10 e 11 de outubro, os modleiros estão ansiosos, estaremos lá! 

https://www.moodlebrasil.org/ .

Tema + formato?

E para completar o cenário vamos falar sobre um formato para esse tema? Ok! Minha indicação é o TILES FORMAT https://moodle.org/plugins/format_tiles, “parece” que  foram feitos um para o outro, parece... já faz um tempo, ouvi dizer, “à boca pequena” que esse formato TILES, havia sido criado especialmente para o Tema Moove, olha... se  foi isso mesmo, ok! Deu certo.

Eu uso o Tema Moove em 90% dos meus clientes e indico sempre e com muita segurança, sei que dá muito certo.

Na TODRAW uso o REMUI com o formato TILES, fica muito bom também, a diferença é que o REMUI é um tema pago,  e não é melhor que o Moove, talvez similar. E, daí você pergunta, porque você usa o REMUI na TODRAW então? Por dois motivos, o primeiro é porque ganhei a licença e o segundo é que eu queria saber se ele era melhor do que o Moove, é valido, não?

Bem, voltando ao tema Moove, no ano passado duas empresas pediram algumas melhorias no tema e pagaram um valor aproximado de US$400, então podemos chamar de “melhorias patrocinadas”, afirma Willian Mano, durante uma conversa informal. E o mais legal é que essas empresas entraram na onda “Free” e autorizaram o Willian compartilhar as melhorias com a comunidade. Show né? 

Então, ficam aí os meus questionamentos finais:

O que a faz a diferença e quem faz a diferença, em uma país como o Brasil? Como identificar novos caminhos? Como construir novos caminhos na educação e no desenvolvimento de pessoas? 

Penso que por hoje, era isso! quer acertar? Use Moove + Tiles, uma bela combinação. 

Sill Pontes :) 

Sobre o Autor

A Todraw nasceu com a missão de criar novos caminhos para educação utilizando as tecnologias, proporcionando desta forma o desenvolvimento humano. Foi fundada e fundamentada no uso de tecnologias e softwares livres no ensino hibrido e avançado, com a intenção de catalisar pontos estratégicos do Design Sprint, do Design Thinking e do Design Educacional mapeando experiências em ambientes virtuais de aprendizagem utilizando a sala de aula invertida e xAPI, fundamentados em metodologias pedagógicas para o desenvolvimento humano. A Todraw deseja ser uma agente multiplicadora de ideias e produtos, otimizando o tempo e a energia de todos os colaboradores e desta forma alcançar o sucesso coletivo, evitando erros que já foram cometidos, descritos e superados.